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Natação - Fantasminhas de inverno!

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Bateu um frio, deu aquela vontade de ficar em casa, o corpo dá uma “parada” e vem uma preguiça enorme que impede tirar esse monte de roupas pra colocar o traje de natação... e pronto. Lá vem a queda do número de alunos não apenas na nossa piscina, mas em todas que encontramos por aí.

Entendemos que parece ser complicado – mas não é. Lembramos que, no período frio, as doenças costumam se manifestar porque as pessoas preferem ficar em ambientes mais fechados, com pouca ventilação e pouca iluminação do sol, que facilitam a ação dos vírus, fungos e bactérias. Ao expor seu corpo ao frio, você o estimula a responder com um metabolismo mais acelerado e maior circulação sanguínea para sustentar a temperatura aquecida – isso tudo contribui para que você se fortaleça, tornando o seu organismo mais resistente e preparado para lidar com essas oscilações do tempo.

Tirando a parte mais "difícil", que é deixar o agasalho de lado pra cair na água, o que vem em seguida significa saúde e bem-estar para seu corpo, que encontra na piscina o ambiente ideal para soltar a musculação, aliviar a tensão e lubrificar tendões e ligamentos através da movimentação.Veja o que diz quem entende do assunto:

- Não adianta “se matar” de praticar natação e esportes no verão e depois esconder o seu corpo debaixo dos cobertores no inverno – todo esporte oferece resultados no médio e longo prazos, portanto a atividade física contínua é sinônimo de saúde e disposição todos os dias do ano! 

- O inverno é um período onde o ar fica seco, muitas vezes provocando alergias e problemas respiratórios. Nesse sentido, a piscina serve como um antídoto que contribui para que reações alérgicas e doenças associadas à falta de umidade não tenham tanto espaço para acontecer. 

- Para combater o frio aqui na academia, uma dica legal é manter na bolsa um chinelo e roupão para sair da água. Antes de sair do vestiário, lembre que secar bem o ouvido e os cabelos ajudam a manter a temperatura do corpo mais alta. O ambiente da academia é aquecido para seu conforto e produtividade na água, mas sempre é bom preservar seu organismo de choques térmicos ou golpes de ar em temperatura muito inferior à que você estava. 

- Cuide da alimentação – no inverno, você deve ingerir uma quantidade maior de calorias para manter a temperatura corporal ideal sem prejuízo do seu bem-estar. Se achar que exagerou na dose, venha se movimentar nas nossas aulas! 

- Gripe e natação não tem relação entre si. Vale lembrar que a gripe é causada por vírus que estão presentes no ar, e nada tem a ver com água, inverno, queda de temperatura e afins! Ou seja, se você estava com receio, deixe isso de lado!
 

Apesar da pausa de férias da academia na última quinzena de julho, mesmo com frio em agosto estamos de volta - esperando vocês!