Meu filho não quer saber de esportes!
"Meu filho não quer saber de fazer esporte!"
Colocar seus filhos em movimento, seja na barra de dança, na água ou em qualquer outra atividade conduzida por nossos profissionais é o nosso papel. É claro que, mesmo com o envolvimento do grupo e com as habilidades do professor, muitas vezes nem todas tem a mesma disposição: algumas se recusam a entrar na água, outras não permitem nem colocar a sapatilha no pé, e por aí vai.
É muito importante que a criança não seja obrigada a fazer o que não quer. – ela tem o resto de sua vida para descobrir a atividade que a satisfaz. De acordo com estudo da Academia Americana de Pediatria, 75% das crianças obrigadas a fazer esportes de que não gostam, até os 15 anos, abandonam o mesmo até os 15 anos de idade e se tornam sedentárias a partir de então, o que acaba tendo conseqüências mais críticas.
Especialistas em educação infantil explicam que, até os 7 anos de idade, a criança não tem autonomia para fazer suas escolhas, e necessita de um adulto para ser seu norte, seu porto seguro. Por outro lado, já conhecem as suas preferências, e manifestam interesse em uma ou outra atividade. Cabe aos adultos que a acompanham perceber esses sinais dados pela criança, ou ainda mostrar as opções e alternativas que ela tem ao seu alcance: converse e mostre alternativas, leve-a para ver outros locais de práticas de esporte que trabalhem modalidades diferentes (judô, tênis, corrida, jogos de quadra, entre tantos outros), agende uma aula para ela conhecer o esporte. Depois, é só encaminhá-la para as atividade que melhor contribuirá para seu desenvolvimento.